Johan Cruyff, lenda do futebol mundial

Com seu jogo inteligente, técnica e liderança, Johan Cruyff marcou a história do futebol para sempre. Como jogador, Johan Cruyff iniciou a carreira de atleta em 1964, pelo Ajax, sendo contratado pelo Barcelona em 1973. Já na reta final da carreira, vestiu as camisas do Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levante e Feyernoord, e se aposentou em 1984, aos 37 anos de idade. Como treinador, ele comandou Ajax (1986 a 1988), Barcelona (1988 a 1996) e a seleção da Catalunha.

Projeto CM6

Visto como um pensador do futebol, costumava enfatizar a rapidez de pensamento tanto quanto a rapidez do corpo. Se, atualmente, há no futebol jogadores polivalentes que podem atuar sem posição fixa no campo, sem prejuízo de suas atuações individuais, muito se deve a este genial craque, Cruyff e seus companheiros praticavam o que depois ficou conhecido como “futebol total”, que viveu seu auge no Ajax tricampeão europeu e na Seleção Holandesa vice-campeã mundial em 1974, eternizada como “Laranja Mecânica” e conhecida por inovações táticas que mudaram o futebol, no qual, Cruyff era o maestro do time em que não havia posição fixa.

Projeto CM8

Cruyff foi escolhido pelo IFFHS o maior jogador europeu do século XX, e o segundo maior do mundo, atrás somente de Pelé. Para o colunista Maurício Barros, da ESPN Brasil, Cruyff é o maior da história do futebol na soma jogador-treinador, mesmo sem ter ganho nenhuma Copa do Mundo. Durante a sua carreira, Cruyff também se tornou um fenômeno nacional por causa dos seus comentários, alguns dos quais se destacam pelo brilho e pura lógica: “Por que você não pode vencer um clube mais rico? Eu nunca vi um saco de dinheiro fazer um gol.” No dia 24 de março de 2016, em Barcelona, ao lado da família, Cruyff veio a falecer em decorrência de um câncer no pulmão.

É isso aí galera! Gostou? Dúvidas, críticas, elogios, TUDO será bem-vindo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s